Loading

ICAR quer integrar ciganos sem os converter

A Igreja Católica vai sensibilizar as paróquias para a integração social da comunidade cigana com acções concretas, sem que se percam as suas tradições, anunciou ontem o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana. “Até agora, a Igreja tem trabalhado com os ciganos mais a nível diocesano e no apoio social” mas agora a prioridade é “ajudar os ciganos a nível pastoral”, afirmou D. António Vitalino, na véspera do início de uma conferência internacional que decorre, hoje e amanhã, no Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa, em Lisboa, sob o tema “Ciganos – territórios e habitat”.

Especialistas e responsáveis autárquicos e governamentais vão debater designadamente as estratégias de alojamento da comunidade cigana utilizadas em vários países da Europa. “A nível social temos conseguido dar muito apoio” mas “falta dar um enquadramento pastoral” às comunidades católicas e ciganas para que possam existir “parcerias e integração”, acrescentou o prelado.

“Os ciganos têm uma cultura e uma mentalidade muito diferente da nossa e muitos estão organizados numa igreja protestante pentecostal mas a nível de culto estão muito da igreja católica”, explicou D. António Vitalino. O bispo nega qualquer estratégia de conversão mas defende que as comunidades católicas têm a “responsabilidade particular” de apoiar a sua integração. Esta, “muitas vezes, é mais uma assimilação, perdendo-se as tradições e costumes do povo, mas isso não pode acontecer”, defendeu.

A Pastoral dos Ciganos tem investido na formação de leigos, de etnia cigana e não só, que funcionem como “intermediários para que haja uma integração e uma aceitação”, para que os ciganos “possam viver em paz a sua identidade” mas “respeitando as regras da sociedade” em geral.

Fonte: Jornal de Notícias, 08 de Abril de 2008.