Loading
  • 28 de Fevereiro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

A religião e a política

Há uma perda que as religiões não digerem – a perda de influência. Depois do trabalho que tiveram a capturar um deus, a fazer dele o único verdadeiro e a defenderem-no da concorrência, vieram o iluminismo, o laicismo e a democracia a prejudicar o negócio.

A pedagogia activa com que combatiam heresias e converteram os réprobos já não pode ser aplicada porque a tortura é proibida e as fogueiras viraram obsoletas, para desespero dos padres e prejuízo da bem-aventurança eterna das almas.

Quando os jesuítas anunciaram na China a boa-nova de que o filho de deus tinha vindo ao mundo, espantaram-se os chineses como, durante tanto tempo, deus não os avisou. E, talvez por isso, preferiram a um deus, que se deixou pregar numa cruzeta, o homem que sorriu quando lhe disseram que era eterno – Buda.

Apesar de todos os reveses, os deuses dos monoteísmos gozam ainda de reputação. Nem as suas idiossincrasias os destroem. Bem sabemos que quando a repressão abranda logo o ateísmo germina; sempre que o poder do clero se debilita, é a fé que esmorece.

As religiões, não podendo destituir, em nome de deus, os legítimos representantes do povo, sufragados por eleições, pedem por amor de deus que sejam eleitos governantes tementes a deus e generosos com os seus devotos criados.

Em Chipre os padres tanto rezaram para que os comunistas perdessem as eleições que os resultados eleitorais vieram confirmar que deus não estava na ilha e que as orações eram placebo.

Em Itália, anda o Vaticano numa azáfama a pedir orações por Berlusconi, um cristão que pouco deve à santidade. Vai ganhar as eleições mas há quem pense que valem mais os órgãos de comunicação e o dinheiro do que o deus do Vaticano.

Em Espanha a Conferência Episcopal joga tudo na luta contra o PSOE que, entre outras maldades, legalizou as uniões homossexuais, permitiu-lhes a adopção de crianças e tornou facultativa a aula de religião católica nas escolas públicas. As eleições vão ser entre Zapatero e a Conferência Episcopal. Para já o primeiro vai à frente.

Estou em crer que, não tarda, em qualquer país ganhará as eleições quem tiver os padres contra. Deus é um mito que já não serve. Nem para obrigar as crianças a engolir o caldo.