Loading
  • 30 de Janeiro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

Reflexões sobre a fé

«É conhecido o ódio implacável que todos os sectários têm por todos aqueles que abandonam a sua seita». – Voltaire, in Tratado sobre a tolerância – pg. 60.

À semelhança das fadas e duendes deus podia ter sido uma ideia interessante mas tornou-se um pesadelo insuportável. As religiões encarregaram-se de tornar deus cada vez mais intolerante, cruel, vingativo e totalitário, um demente com horror ao sexo e obcecado por roupa feminina.

A fé seria suportável se as pessoas infectadas se limitassem a vivê-la sem tentarem contaminar os outros e deixassem de perseguir os que se curam ou trocam de enfermidade. É verdade que muitas religiões abandonaram os métodos expeditos de evangelização e os castigos que infligiam aos apóstatas mas não foi por benevolência da religião ou dos seus padres, foi porque o poder secular lhes pôr um freio.

A globalização em curso foi a campainha de alarme para o negócio da fé. Os mais devotos lançaram-se numa campanha de proselitismo onde todos os meios são válidos para manterem os feudos tradicionais e tentarem conquistar novas fatias no difícil mercado das almas. A ameaçadora inércia da tradição paira sobre as conquistas civilizacionais com a raiva beata em busca do retrocesso.

As perseguições religiosas e as guerras da fé, esquecida a crueldade de séculos de devoção e massacres, voltaram em força com legiões de fanáticos embrutecidos nos antros das confissões religiosas e, quanto maiores forem a violência e o medo, maiores se tornam a devoção e a raiva.

Em todos os tempos houve pessoas que fizeram o bem, não por serem crentes mas por serem boas; e muitas outras que fizeram o mal, não por serem más mas por serem crentes.

A luta entre a fé e a liberdade está aí, com boçais capazes de matarem e morrerem por um mito perigoso, com as religiões a semearem o medo e a guerra. Quanto mais santa for a guerra mais cruel será nos métodos e feroz na punição dos vencidos.