Loading

Correlações

A agência Reuters divulgou esta notícia sobre a propagação rápida do vírus HIV na América Latina ser facilitada pela posição da Igreja Católica Romana sobre preservativos.

«1.7 milhões de pessoas na América Latina podem estar infectadas com o vírus HIV ou ter desenvolvido o Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida. E esta epidemia está a progredir rapidamente, com 410.000 novos casos em 2006, de acordo com uma declaração do Programa de combate à SIDA das Nações Unidas (UNAIDS).

«Na América Latina o uso de preservativos foi «demonizado», e se os preservativos fossem usados em relações sexuais eu garantia que a epidemia podia ser resolvida na região» afirmou Alberto Stella, o coordenador da UNAIDS nas Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

A igreja católica, que controla grande parte da América Latina apesar do progresso das igrejas cristãs, detêm perto de 1.1 bilião de católicos, mas a posição da igreja sobre sexo pré marital, ou uso de contraceptivos está desactualizada em relação a necessidades de educação sexual de jovens de 15 e 19 anos de idade.»

Apesar de a correlação empírica ser inevitável (e alias já demonstrado de uma forma experimental em estudos científicos, ex: Gregory Paul. Jorn Relig Soc, 2005) concedo que a causalidade não pode ser assumida de uma forma directa. Claro que haverá muitos outros factores que contribuem para esta desgraça. Mas lá porque a religião não é o único factor, não quer dizer que não seja um factor (como diria o Prof. Dawkins).

Fica aberta a discussão. Causa? Consequência? Variável independente? Variável fora de análise?

Para saber mais sobre Novo Ateísmo visite o NOVA