Loading

A religião e a democracia

A História está cheia de facínoras que governaram impérios e oprimiram povos. A caminhada para a modernidade fez-se com sonhadores, intelectuais e livres-pensadores.

Nunca, nessa lenta e dolorosa caminhada, se encontraram doutores da Igreja católica ou mullahs islâmicos. Estes estiveram sempre do lado da tradição, do poder e da repressão.

As ditaduras mais ferozes, as perseguições violentas e os ultrajes maiores à dignidade humana, tiveram a religião como apoio ou locomotiva. Até os despotismos do Séc. XX – o nazismo e o estalinismo – converteram em religião de Estado as sádicas ideologias. Ficamos sem saber se Estaline foi facínora por ter sido comunista ou por ter frequentado o seminário, para além das perturbações mentais que só seriam consentidas por povos herdeiros da demência repressiva dos cristianíssimos czares.

Vejam-se as ditaduras e os ditadores do que é hoje a União Europeia. Tiveram a bênção da Igreja e a cumplicidade de papas, cardeais e bispos. Da Espanha à Croácia, de Salazar a Musolini. E não falemos da América do Sul.

Ainda hoje o Papa, esse travesti garrido e excêntrico, goza da categoria de Chefe de Estado, investido na dignidade por Benito Mussolini nos acordos de Latrão. É um teocrata que se julga ungido de Deus e iluminado pelo Espírito Santo mas que deve a tiara ao poder e dinheiro do Opus Dei.

As ditaduras não são eternas mas as religiosas duram séculos e até milénios, até que o desprezo dos crentes ou a revolta das vítimas as coloque no caixote do lixo da História.