Loading

A resistência da Turquia laica

A Turquia resiste. Sitiada pela Europa que a abandona às mãos dos seus fanáticos e dos fundamentalistas seus vizinhos, assediada pelo clero, cujas únicas leis que respeita são as do anacrónico Corão, a Turquia laica, civilizada e democrática sai à rua para defender os valores civilizacionais.

A Europa, medíocre e cobarde, que invadiu o Iraque e ignorou o genocídio de Darfur, insiste em invocar referências confessionais para si própria e abandona a Turquia, que a tem protegido do desvario dos mullahs e do proselitismo dos ayatolás.

Este mês, em Ankara um milhão de pessoas saiu à rua. Em Istambul foi ainda maior a multidão. Agora, em Esmirna, os turcos continuam a defender o laicismo e os princípios republicanos com gigantescas manifestações de massas. Têm consigo juízes, militares, a Constituição, a memória de Mustafa Kemal Atatürk e, sobretudo, o pavor da sharia.

A Europa, vítima de contradições internas, pusilânime e incapaz de enfrentar o populismo, condescende com os afloramentos xenófobos e abandona a Turquia que lhe serve para integrar a NATO mas despreza como parceiro digno de inclusão no espaço económico e civilizacional da Europa secular, multicultural e democrática.

A falta de grandeza e dimensão política dos actuais dirigentes europeus não vê para lá dos negócios e quem não vê mais além, nem os negócios será capaz de defender.