Loading

O Diário Ateísta e os crentes

Não ponho em dúvida a honestidade e tolerância de numerosos crentes que nos visitam e de muitos que desconhecem o Diário Ateísta. Negar o espírito humanista de muitos, a bondade intrínseca de numerosos judeus, muçulmanos e cristãos, não é apenas agir de má fé, é ser injusto para quem se esforça por um mundo mais justo, tolerante e fraterno.

Eu não seria capaz de humilhar um crente, de o desconsiderar na inteligência, cultura e sensibilidade. O mundo é dos que acreditam e dos que duvidam, mas são sobretudo as qualidades morais que definem as pessoas. Por isso nunca deixei uma crítica ou uma ironia na teosfera. Por isso é no DA que glorifico a blasfémia, o sacrilégio e a apostasia.

Dito isto, penso que só algum tolo pensaria vir encontrar no Diário Ateísta um hino à virgindade de Maria ou lágrimas de piedade pelo martírio do seu Deus. O DA não é um órgão paroquial que exulta com os baptizados e se entusiasma com o número de rodelas consagradas que os crentes consomem.

O DA não tem respeito pelas mentiras dos livros sagrados, repositórios de ódio, racismo e xenofobia, mas os autores do DA não seriam capazes de escrever ofensas num blog de crentes, não magoariam homens e mulheres que foram criados na mentira e crêem nela.

Quem aqui vem já sabe que combatemos a lepra da fé, venha ela da demência que se encontra nos caminhos de Meca, das cabeçadas no Muro das Lamentações ou escoltada de sotainas em direcção a um santuário.

Respeitamos os homens e mulheres que a creditam num ente superior, mas não temos que prezar os mitos que estão na origem das guerras, do ódio e do terrorismo.

Paz aos homens e mulheres, crentes e ateus. Guerra a Deus, porque é um mito perigoso.