Loading

Deus não é português

Quiseram os beatos espalhar o boato de que Deus teria pelejado na batalha de Ourique, disfarçado de lacaio de D. Afonso Henriques, ou em Aljubarrota, sob as ordens de Nuno Álvares Pereira.

No primeiro caso ninguém os levou a sério e, no segundo, a coisa complicou-se com os espanhóis, que têm influência no Vaticano e, mesmo assim, não conseguiram canonizar os reis católicos, tais os horrores que praticaram e, sobretudo, a divulgação que lhes foi dada.

De qualquer modo, Deus não é português. Das catedrais às casas de alterne nunca foi visto, na saúde e bem-estar dos portugueses nunca foi achado e nos momentos difíceis, quando os padres asseveravam a sua protecção, sofremos os piores vexames e as mais trágicas consequências.

Na guerra colonial onde, segundo o cardeal Cerejeira, os soldados portugueses estavam a defender a civilização cristã e ocidental, não foi visto, a menos que estivesse nos massacres e, para não o comprometer, a Igreja mantenha segredo. A irmã Lúcia, muito chegada às coisas do Paraíso, chegou a dizer ao Cardeal que Salazar fora enviado por Deus mas o ditador portou-se tão mal que o melhor é esquecer a divina patifaria.

Deus não é português. Se fosse, já tinha inscrição no Centro de Emprego para receber o subsídio, enquanto clandestinamente, sem fazer descontos, faria biscates no Patriarcado.