Loading

dawkins ou a não existência de deus

richard dawkins é um zoologista com especialização em teoria evolucionária e um escritor de divulgação científica, professor na universidade de oxford. recebeu a medalha de prata da sociedade zoológica de londres em 1989, o prémio faraday em 1990, o prémio kistler em 2001 e a medalha kelvin em 2002. sai este mês o seu novo livro “the god delusion”, já disponível para encomenda na amazon. é lá que encontramos a sínopse,

«Richard Dawkins for recentemente votado um dos três maiores intelectuais do mundo (junto com Umberto Eco e Noam Chomsky) pela revista “Prospect”. Como autor de muito livros clássicos de Ciência e Filosofia, muitos dos quais agora famosos, Dawkins sempre acentuou a irracionalidade da crença em deus, bem como os grandes males que esta tem causado na sociedade. No presente livro, Dawkins foca o seu intelecto feroz exclusivamente neste assunto, denunciando a sua lógica falhada e o sofrimento que causa. Enquanto a Europa se vem tornando cada vez mais secularizada, o crescente fundamentalismo religioso, seja no Médio Oriente ou no meio da América, divide dramática e perigosamente a opinião pública pelo mundo fora. Na América, bem como em muitos outros lugares pelo mundo fora, uma disputa vigorosa entre o “desenho inteligente” e a teoria de Darwin está a sabotar sériamente e a restringir o ensino da Ciência aos jovens. Em muitos países, dogmas religiosos que vêm de tempos medievais, ainda são usados como pretexto para abusar de direitos humanos fundamentais, tais como direitos de mulheres ou de homosexuais. E tudo isto vindo de uma crença num deus cuja existência não tem qualquer tipo de suporte. Dawkins ataca deus em todas as suas formas, desde o tirano cruel, obcecado pelo sexo, do velho testamento, até ao mais benevolente, mais ainda assim ilógico, “relojeiro celestial” preferido de alguns pensadores da era do iluminismo. Dawkins destrói os principais argumentos para a existência da religião e demonstra a suprema improbabilidade da existência de um ser superior. Ele mostra como a religião serve de combustível para muitas guerras, como esta fomenta a carolice, e como promove o abuso de crianças e de menores. Em “The God Delusion” Dawkins apresenta o seu caso sólido e fervoroso contra a existência de qualquer forma de religião, e fá-lo utilizando a linguagem lúcida, graciosa e forte, pela qual é famoso. É uma polémica fascinante, e argumentada de forma brilhante, que é leitura obrigatória para quem se interesse por este assunto tão importante e que gera tantas reacções emocionais.»

podemos ainda encontrar algumas críticas ao livro,

«Um livro fabuloso – uma defesa vital e apaixonada que é, ao mesmo tempo, alegre, elegante, justa, motivadora, e muitas vezes divertida, e ainda sempre precisa e rigorosa através de um espectro incrívelmente largo de referências e de claridade de raciocínio.»
Michael Frayn

«Oh, é tão refrescante, depois de nos dizerem durante toda a vida que é virtuoso ser-se cheio de fé, de espírito e de superstição, poder finalmente ler uma tão sonora onda de choque a derrubar tudo isso e a defender precisamente a verdade. É uma autêntica lufada de ar fresco.»
Matt Ridley

«Eu vejo este livro como um livro para um novo milénio, um milénio em que finalmente nos possamos libertar de vidas dominadas pelo sobrenatural.»
Brian Eno

«A irracionalidade religiosa tem muitas vezes colocado sérios obstáculos para o melhoramento da humanidade. Para que nos possamos efectivamente opor a ela, o mundo necessita igualmente de racionalistas ardentes que não tenham medo de enfrentar e desafiar crenças aceites há muito tempo. Richard Dawkins destaca-se assim através da inteligência incisiva de “The God Delusion”.»
James Watson, vencedor do Prémio Nobel, partilha a descoberta do DNA

boas leituras!