Loading

Guerra das civilizações

Samuel P. Huntington é o autor da tese da inevitabilidade da guerra das civilizações.

Recuso a tese que disfarça a verdadeira guerra: entre a civilização e a barbárie, entre as religiões e o laicismo, entre Deus e o Homem.

É a luta da hóstia contra a sanduíche, do incenso contra o banho, dos sinais cabalísticos contra a liberdade de expressão. Há quem recuse a alegria e opte pela penitência, quem troque o prazer pelo cilício ou prefira a mortificação do corpo ao gozo dos sentidos.

As religiões reprimem a alegria e exploram a morte por intermédio do clero que assusta, persegue e pune ao serviço do Deus criado para benefício próprio e sofrimento alheio.

Quem se ajoelha perante um padre ou se roja nas lajes de um templo não perde apenas a verticalidade, reduz o horizonte visual e compromete o entendimento. Nas religiões do livro, enquanto Deus se rebola de gozo com o enxovalho dos crentes, estes dedicam-se às acrobacias do sofrimento.

Os judeus ortodoxos juraram derrubar o Muro das Lamentações à cabeçada; os devotos de Maomé andam com um tapete para se tornarem quadrúpedes várias vezes ao dia; os cristãos fazem maratonas de joelhos e os mais devotos azorragam-se em místico desvelo até ao delírio masoquista.

Os mais desequilibrados atingem o êxtase e a beatitude com os santos instrumentos de tortura enquanto debitam orações ou dizem mal de si próprios para o Deus imaginário.

Uns isolam-se em mosteiros, outros são enclausurados pela matilha que tem procuração divina e imaginação diabólica para a tortura. Alienados, abúlicos e depressivos debitam orações e papam hóstias numa sofreguidão mística que arruina o siso e fortalece a fé.

Há quem defenda este modo de morte, quem estimule a ociosidade e garanta ser o Céu a recompensa pela mórbida solidão e desvarios místicos. Às vezes soem soltar os mastins da fé e acirrá-los contra o ateísmo, o livre-pensamento ou a religião concorrente.

O islão recruta suicidas, o judaísmo cria colonos e o catolicismo alicia poderosos para o Opus Dei.