Loading

Vocações, cerveja e uma garrafa de rum!!

Pela BBC, chega-nos a notícia de que o cardeal Cormac Murphy-O’Connor preocupado com a crise das vocações na Inglaterra, irá propor em carta apostólica, a colocação de publicidade às vocações nos panos que cobrem as mesas dos pubs.

Sua Apostólica Excelência demonstra assim uma enorme perspicácia na dinâmica das vocações. Quem é que quer vestir o capelo e agitar o hissope quando encontra uma maior satisfação espiritual numa borcada de ambrósia escura e enlevada, como uma Guiness?!

No entanto na minha perspectiva, os perigos são maiores que os benefícios nesta cruzada espiritual. Os leais frequentadores de pubs e crentes nas virtudes medicinais da fermentada cevada celta poderão se encontrar a si próprios, depois de uma noite bem regada, a ressacar num qualquer seminário, pois terão sentido o chamamento divino entre o vigésimo copo de cerveja e a ida á casa de banho. Resumindo: uma ressaca dos diabos!!

Um facto curioso são as semelhanças entre esta proposta de «Marketing» e as estratégias de recrutamento que os antigos bucaneiros ingleses, irlandeses e americanos usavam. Um recrutador com um estômago do caraças embebedava uma sala inteira enquanto embelezava as maravilhas de um emprego em alto-mar a bordo do navio do empregador. Quando os convivas já tinham alcançado o coma alcóolico, levavam-se os então «recrutados» para bordo…

Mas longe de mim comparar os seminários a barcos de piratas, o que me preocupa é se os abençoados com a vocação não perderão o seu quinhão de rum! É que era a única maneira de manter os marinheiros a bordo desses navios e parece-me que o mesmo se arrisca a acontecer nos seminários…