Loading

Cinema Europeu

A cadeia televisiva RAI (televisão estatal italiana), vai transmitir amanhã o controverso filme de Theo van Gogh intitulado «Submissão». Como o nome indica o filme é altamente crítico do tratamento das mulheres dentro do islão, dado que inclui mulheres semi-nuas com versos do Corão no corpo. Também parece conter uma entrevista com uma mulher islâmica que conta a forma brutal como foi espancada por ter tentado fugir de casa (a razão para a fuga foi a violação de que foi vitima por parte do seu tio).

Theo van Gogh pagou com a vida por ter feito este filme (foi vítima de fanáticos islâmicos), existindo outras personagens holandesas que vivem verdadeiramente como prisioneiras por terem tido a coragem de apontar os abusos do islão. Na sociedade Holandesa considera-se seriamente pela primeira vez a introdução de medidas contra a emigração e a limitação da liberdade religiosa.

Os imãs do conselho islâmico de Turim escreveram a todos os indivíduos de influência em Itália e no Vaticano para tentar proibir a exibição deste filme dando como razão que: «o filme retrata de forma negativa costumes e tradições islâmicas». E acrescentaram, em tom de ameaça, que se o filme fosse exibido «poderia causar fortes tensões que poderiam incitar os mais fanáticos a actos que põem em risco a segurança pública».

Entretanto já houve várias ameaças contra executivos e directores da RAI. Mas nem a RAI nem os políticos italianos parecem querer ceder sendo que todos os partidos apoiam a exibição da obra de van Gogh. Para quem tiver oportunidade: o filme vai para o ar amanhã às 23:00 (hora local).