Loading

Maratona de devotos celibatários

Sob os auspícios da Comunidade Taizé, comunidade internacional e ecuménica, fundada em França, em 1940, na localidade que lhe dá o nome, chegaram ontem a Lisboa milhares de jovens para uma maratona de oração, meditação, leitura da Bíblia, cânticos e outras actividades litúrgicas, que se prolongarão até ao próximo dia 1 de Janeiro.

Os «irmãos», todos comprometidos com o celibato, são acompanhados pelo fundador, irmão Roger, e os pontos altos das festividades terão lugar na sexta-feira, a partir das 23:00, nas paróquias, em comunhão com os povos que sofrem, «vigília de oração pela paz», seguida de uma «festa das nações», também nas paróquias. O Encontro religioso termina em apoteose às 18:30 do dia 1 de Janeiro com uma «Eucaristia Vespertina da Epifania em Fátima».

Do vasto programa do encontro constam piedosos objectivos e vários pedidos a Deus, nomeadamente um futuro de paz. No entanto, face à calamidade que varreu o Sudoeste Asiático no último Domingo e às pavorosas consequências do terramoto e do maremoto que se seguiu, temo que os irmãos celibatários de Taizé e os jovens que os acompanham, ao chegarem a Lisboa, tenham chegado tarde, ao sítio errado e com as preces trocadas.