Loading

ENA3 – Notícia da «LUSA»

RELIGIÃO – Ateus vão criar associação

«CERCA de três centenas de ateus vão criar uma associação nacional em Janeiro para defender o seu pensamento, apologista da liberdade religiosa, mas avesso a todas as Igrejas que consideram «violentas e falsas».

A oficialização da associação surge na sequência da aprovação dos seus estatutos durante o 3.º Encontro Nacional de Ateus, que decorreu no domingo em Coimbra, revelou ontem à Lusa Carlos Esperança, da organização.

O grupo tem vindo a formar-se desde há cinco anos, para debater o pensamento ateísta – que nega a existência de Deus – em encontros nacionais e no site www.ateismo.net, «aberto à reflexão de todos os quadrantes ideológicos». Carlos Esperança sublinhou que os ateus portugueses «defendem a liberdade religiosa e o direito de se praticar qualquer religião ou até nenhuma», ressalvando, no entanto, que a intenção da associação «não é converter ninguém». «A religião é uma droga, que contém em si um espírito de violência, demonstrado nos próprios livros, ditos sagrados, como a Bíblia ou o Alcorão», sustentou, acrescentando que o fundamentalismo religioso «está normalmente associado à luta pelo poder». Carlos Esperança criticou, em particular, o Governo português por ter assinado este ano uma nova Concordata com o Vaticano, um acordo que, na sua opinião, viola os princípios de laicismo previstos na Constituição e «prevê certos privilégios para a Igreja Católica». Diário as Beiras, 24/12/04

A mesma notícia aparece noutros diários, nomeadamente no Jornal de Notícias.