Loading

A ICAR é notícia

O «Público de ontem dedicou à ICAR grande parte das páginas 28 e 29. Há uma foto enorme de duas Excelências Reverendíssimas, com as piedosas cabeças enfiadas num adereço com o formato da parte mais saborosa das galinhas, e a «Rosa de Ouro», uma das mais altas distinções papais, que foi conferida à Basílica do Sameiro, em Braga.

Consta que cerca de 50 mil pessoas se extasiaram com a celebração dos 150 anos do dogma da Imaculada Conceição (aquela obrigação católica de acreditar que a virgindade pós-parto passou de mãe para filha). Estiveram presentes quase todos os bispos portugueses, o legado papal, o núncio apostólico e o patriarca Policarpo, além de numerosos cónegos, monsenhores e padres. Foi uma orgia de fé testemunhada por uma multidão de clérigos.

Arreliador, para os cristãos, foi o presépio exibido no Museu de Cera de Madame Tussaud, em Londres, onde o casal Beckham, David e Vitória, representavam respectivamente S. José e a Virgem Maria. Que Tony Blair, G. W. Bush e o duque de Edimburgo fizessem de reis magos talvez não fosse tão grave como Vitória Beckham fazer de virgem, com uma anatomia de fazer corar a Virgem Maria legítima e de fazer pecar por pensamentos metade do mundo católico.

Mas o mais grave de tudo foi a indemnização recorde paga pela diocese católica de Orange City, na Califórnia, 75 milhões de euros para 87 vítimas de abuso sexual. A ICAR aguenta-se bem com os escândalos, onde tem uma larga experiência, mas dá-se mal com as indemnizações onde só recentemente começou a sentir quanto doem.

Finalmente sabe-se que a Obra da Casa do Gaiato não acredita nos relatórios demolidores dos inspectores da Segurança Social e, para restaurar o prestígio e responder às acusações, encomendou um estudo isento à…Universidade Católica.