Loading

Notas piedosas

Vaticano – JP2, ao receber hoje Jorge Sampaio e a Esposa, fazendo um acto de contrição perante a anterior recusa de receber uma divorciada, pediu que «a luz de Fátima se propague por todo o mundo…». Confundiu o chefe de Estado com um electricista e Portugal com a EDP.

Fátima – Correspondendo ao pedido dos anjos e de Nossa Senhora, está prevista para o próximo dia 20 de Novembro uma adoração eucarística a «Jesus Escondido», na basílica do Santuário, pelas crianças de Fátima. A organização conta com o apoio especializado do Santuário, da respectiva paróquia e do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), agências especializadas neste tipo de eventos. São esperados 750 meninos e meninas na companhia de familiares e catequistas – revela a agência Ecclesia. Como as crianças adoram jogar ao «esconde-esconde», a adoração eucarística ao «Jesus Escondido» será o momento alto das actividades lúdicas a que não faltarão rezas ao Santíssimo Sacramento e outros divertimentos espirituais.

Nota pastoral – «Portugal soube sempre acolher-se ao regaço da Mãe de Jesus» – diz a Conferência Episcopal Portuguesa, esquecendo que a maioria dos portugueses prefere outros regaços menos compatíveis com a fé e a salvação da alma. Compreende-se que os senhores bispos, a quem a idade e o múnus tornou castos, acreditem, tanto mais que em Coimbra, no séc. XVII, fez-se um «juramento a que se obrigou o corpo docente da Universidade de Coimbra – de defender e ensinar que Maria fora concebida sem pecado». Ainda hoje há lentes que, sem a obrigação do juramento, estão convencidos de que Maria concebeu sem pecado, considerando as mães dos seus próprios filhos umas desavergonhadas pecadoras.