Loading

Amor cristão enterrado no Santo Sepulcro

Da terra santa chega-nos a notícia de que a igreja do Santo Sepulcro, onde 6 das «tradições» cristãs dividem o lugar de culto, foi cenário de uma enorme cena de pancadaria.

Não é a primeira vez, em anos recentes, que este género de situação tem aparecido. Há dois anos atrás, os coptas egípcios desataram à pancada com os ortodoxos etíopes por não concordaram com a posição de uma cadeira no tecto da basílica…

Os fiéis ortodoxos gregos que estavam a realizar uma procissão, ficaram possessos por uma porta da capela ter sido deixada aberta por uns irmãos franciscanos. As acusações e pancadaria começaram aí, necessitando, a partir de certo ponto, de ser chamada a polícia israelita, que acabou por parar o tumulto, sem deixar de também ser agredida. Foram presos quatro fiéis ortodoxos.

Segundo o testemunho de um guia turístico, Aviad Sar Shalom – « havia muita gente a levar porrada… A polícia levou porrada, os monges levaram porrada… Havia pessoas com as faces ensanguentadas »

Uma autêntica bebedeira de espírito santo.

Moral da história: continua a não se vislumbrar nenhuma diferença entre os fiéis cristãos no Santo Sepulcro e um bando de chimpanzés num lugar apertado.

A notícia [Inglês]