Loading

Notas piedosas

Matrimónio – Com a experiência que se lhe conhece sobre o assunto, João Paulo II advertiu o novo embaixador do Canadá, Donald Smith, quando da entrega das cartas credenciais junto da Santa Sé, de que «só o matrimónio entre um homem e uma mulher pode garantir a sobrevivência de uma sociedade e sua cultura, pelo que não se pode equipará-lo às uniões entre pessoas do mesmo sexo».

Comentário: Ou o embaixador é gay e a advertência foi deselegante, ou não é e foi despropositada.

A paixão de CristoO bispo de Phoenix, D. James Olmsted, atribuiu o sucesso do filme com o mesmo nome ao profundo desejo que o mundo tem de comunhão com Cristo, acrescentando que a Paixão continua presente na Igreja cada vez que celebra a Eucaristia. Por isso – disse – a celebração eucarística está acostumada a ser chamada o Santo Sacrifício da Missa.

Comentário: A ICAR acusou os judeus de terem matado Cristo e, durante dois mil anos, continua a servir o corpo e o sangue do falecido em rodelas eucarísticas.

Padroeira do Brasil – O Vaticano despachou para o Brasil o Cardeal Eugénio de Araújo Sales, enviado papal, para assistir à grande festa pela coroação de Nossa Senhora da Aparecida. Hoje, 8 de Setembro, o Cardeal celebrará uma Missa solene de aniversário, depois de ler uma mensagem de JP2, e, por fim, repetirá o gesto de há um século: a coroação da santa.

Comentário: Pelos vistos, o prazo de validade de uma coroação dura um século.