Loading

A castidade é um voto à espera de ser violado

Faz pior à Fé o cio dos seus padres do que as mentiras da sua religião. A onda de relaxação que tem atingido o clero católico, um pouco por todo o lado, em especial nos Estados Unidos, não pode deixar de suscitar perplexidade em Portugal onde a irrepreensível conduta e acendrado amor à castidade têm sido apanágio constante dos seus virtuosos bispos, padres e freiras.

Mas, quem tenha lido «La vida sexual del clero» de Pepe Rodriguez verifica que se repete nos EUA o que se passou em Espanha, só com clérigos cujas sentenças judiciais transitaram em julgado.

Doloroso para a ICAR foi certamente o caso relatado em 2001 de padres que violaram sistematicamente freiras com medo da SIDA. Mais dramático foi seguramente a resignação a que foi obrigado o velho cardeal de Viena Hans Herman Groer pela sua propensão pedófila ou do polaco Monsenhor Juliusz Paetz, arcebispo de Poznan, de 67 anos, antigo colaborador de João Paulo II, que lhe aceitou a demissão por abusar de padres e seminaristas ou vice-versa.

No ano de 964 o Papa João XII foi morto com uma marretada na cabeça por um marido que não tolerou encontrá-lo na cama com a sua mulher. A um antigo e prestigiado cardeal de Paris Jean Danielou foi Deus servido de chamá-lo à Sua divina presença quando se encontrava nos braços de uma espectacular bailarina de strip-tease de 24 anos, Mimi Santoni.

As alcovas do Vaticano deram origem a milhares de páginas de sórdidas condutas com destaque para Alexandre VI. Contudo o que é verdadeiramente novo é a aplicação do Código Penal americano que responsabiliza as dioceses pelos procedimentos impróprios dos seus padres. Assim, independentemente das tentativas de encobrimento que revelam baixeza ética e cumplicidade, o que agora está em causa é a falência das dioceses que poderão ver-se impedidas de prosseguir a sua missão espiritual por falta de verbas. A generosidade dos crentes passou a ser inferior ao rigor dos tribunais.

Estes escândalos alertam para a prudência que as sotainas devem merecer aos pais. O clero da ICAR não tem um cio mais escaldante que os profanos ou uma maior diversidade de hábitos sexuais. Naturalmente que a condenação ao celibato lhes há-de criar mais inibições e recalcamentos. Por isso nos devem merecer maior compreensão e benevolência.

A condenação vai sobretudo para a Cúria romana cuja hipocrisia e crueldade condenam ao celibato os jovens que escolhem como modo de vida servir o corpo e o sangue de Cristo às rodelas durante a missa.