Loading

Será Durão Barroso o Anti-Cristo?

Crescer num meio protestante traz as suas experiências características. Uma delas é esperar continuamente pela segunda vinda de Cristo à terra. Esquadrinham-se as notícias pelos sinais da sua vinda. Os selos do Apocalipse revelam-se? Os «sábios» da igreja apresentavam as suas especulações, à saída da igreja. Pregadores apanhavam as congregações pelos tomates, com histórias de prodígios e engenhosas adivinhações e interpretações. Vivia-se um ambiente de ansiedade e expectativa que tornava todos os membros da igreja num bando de almas desesperadas.

Quando Portugal entrou na CEE, assisti a uma onda de interpretação profética de primeira ordem. Os cornos da besta eram os reinos (membros da CEE) que obedeciam ao anti-Cristo (o presidente da comissão), a prostituta da Babilónia era a Igreja Católica Apostólica Romana, etc., etc.. As especulações e a imaginação dos crentes andavam em círculos cada vez mais rápidos. Com o tempo e as auto-estradas financiadas pela Europa, as especulações acalmaram e todos voltaram à calma da escola bíblica dominical e aos sermões habituais.

Hoje, a minha visão do mundo mudou radicalmente. Vivo num universo em expansão de milhares de milhões de anos e sei que, se houver um fim, até pela fragilidade do próprio significado dessa palavra, não terá nada a ver com selos, trombetas, cavaleiros, reinos de mil anos, Jerusalens restauradas, julgamentos com lagos de enxofre derretido e uma eternidade aborrecida de cânticos à volta de uma divindade idiota.

Mas considerando os acontecimentos do dia de ontem, ganhei dúvidas na minha descrença.

Será Durão Barroso o Anti-Cristo?

Os dias do Juízo Final aproximam-se?

Vamos jogar ao jogo do Apocalipse.

Pegue na sua Bíblia e partilhe as suas interpretações mais dementes!!! (e quanto mais assustadoras melhor).

Diga da sua justiça no sistema de comentários, caro leitor.