Loading

Notas piedosas



Matrimónio – O papa, grande defensor do matrimónio, exorta a sociedade a não ceder «a certas vozes que parecem confundir o matrimónio com outras formas de união tão diferentes, ou mesmo contrárias, ou que parecem considerar os filhos como meros objectos para satisfação própria». É espantoso como um homem que recusou sempre o matrimónio, e evitou fazer um único filho, se considera uma autoridade em tais matérias.

Constituição Europeia – Enquanto o Vaticano lamenta a omissão das raízes cristãs, os cidadãos recordam a Revolução Francesa e as lutas liberais que fizeram a democracia, sempre contra a vontade dos sucessivos papas. A liberdade deve pouco à religião mas devem-lhe muito a escravatura, o colonialismo, o fascismo e as monarquias absolutas. Quem defendeu a origem divina do poder em detrimento da legitimidade popular?

EUA – O velho ditador JP2 já manipula as próximas eleições presidenciais. Prefere o candidato republicano ao democrata, apesar deste ser um católico moderado e Bush um metodista exaltado. O papa não tolera que J. F. Kerry seja favorável à liberalização do aborto. Assim, deu ordem aos bispos católicos para recusarem a comunhão a quem defenda semelhante ideia. Sabendo-se como a eucaristia é um aperitivo indispensável aos bons católicos, calcula-se o número de deserções das hostes democráticas para evitarem o síndrome de privação da hóstia.

Polícia Judiciária – Há quem censure a direcção da PJ pela transferência dos investigadores dos crimes de corrupção no futebol. Temem que a operação «Apito Dourado» se transforme num apito laranja reduzido ao silêncio. É uma injustiça para quem pôs a PJ a investigar os casos de aborto que estão a ser julgados em Setúbal. Há quem prefira o combate ao crime à erradicação do pecado, sem lhe ocorrer que este pode levar à eterna perdição da alma.