Loading

Notas piedosas

Federação Portuguesa de Futebol – O apelo aos portugueses para que, além das bandeiras, se «acendam velas e se manifeste a fé», para além do encanto rural, beato e analfabeto, revela que a cunha faz parte da sua natureza. Quem pretende subornar o deus que julga justo, o que será capaz de tentar com um árbitro que presuma venal?!

Vaticano – Segundo este Estado, onde as verdades são frequentemente mentiras piedosas, entre 1540 e 1629 a Inquisição só queimou em Portugal 4 bruxas e em Espanha (entre 1570 e 1700) arderam apenas cerca de 1800, o que indicia uma clara preferência por judeus, na Península Ibérica. Um outro acto litúrgico que alimentava a devoção católica era a queima em efígie, que consistia em queimar um boneco a representar o réu que tinha conseguido fugir. A exumação de cadáveres destinados às fogueiras era igualmente um acto de piedade que agradava a Deus e ajudava à salvação da alma dos praticantes.

Euro 2004 – O treinador Otto Baric justificou a visita da comitiva croata a Fátima «com a devoção católica existente na Croácia e com o facto da comitiva ter relíquias de adeptos para serem benzidas» – lê-se no Diário As Beiras de hoje, pg. 14. Depreende-se que a bênção das relíquias lhes acrescenta valor.

Coimbra – É um orgulho para os autóctones viver na única cidade do mundo que tem uma vidente viva, com certificado de garantia. As entrevistas da Irmã Lúcia com a senhora de Fátima estão autenticadas pelo Vaticano e nas imediações do convento onde a sequestraram afluem diariamente numerosos peregrinos em busca do odor a santidade.