Loading

Santuário de Fátima escapa à crise.

Hoje, segue em notícia no JN que o santuário de Fátima apresentou, discretamente, no final de mais um exercísio, os resultados financeiros de mais um ano de peregrinações.

O santuário apresenta mais um ano de lucros. Um autêntico milagre para o estado de coisas por que Portugal passa.

Os lucros foram «de 8.429.964 euros. O valor representa um acréscimo de 71.513 euros face ao exercício de 2002.»

Sabiamente, a diocese de Leiria e Fátima irá reinvestir o dinheiro no core business do santuário. Para tal, irão ser gastos, em tranches faseadas num esquema que permita uma boa gestão do cash-flow, na construção da nova catedral do santuário.

É o ponto forte da empresa. Como dizem os bons investidores: «Localização! Localização! Localização!»

Os gastos no entanto apresentam-se preocupantes… Como podemos ler no JN: «Em 2003, o santuário gastou 5,3 milhões de euros, mais 663.243 do que em 2002. O “Alojamento”, juntamente com o Serviço de Administração constituem as maiores fatias, respectivamente 1,1 e 2,4 milhões de euros. As despesas do Serviço de Administração incluem o Fundo de Caridade (484.867 euros), através do qual o santuário apoia várias instituições.»

Um santuário destas dimensões exige uma enorme infra-estrutura… Mas há esperança!! A pequena percentagem de gastos com a caridade, demonstra que a gestão mantêm sábios princípios patrimoniais.

A caridade começa em casa.

Ilustração © José Vilhena. Direitos de reprodução gentilmente cedidos para o ateismo.net.

O meu agradecimento, a José Vilhena por facilitar ao Diário de uns ateus, o uso da sua arte.