Loading

Bispo do Funchal saiu a meio de missa para inaugurar hotel



D. Teodoro de Faria no passado dia 30 de Abril deixou a celebração de crisma por «compromisso inadiável», com Alberto João Jardim. O pároco de Santa Rita diz tratar-se de «lapso de hora» – informa o Portugal Diário. E acrescenta «O bispo do Funchal saiu a meio de uma celebração de crismas na paróquia funchalense de Santa Rita para estar presente na inauguração do Pestana Grand Hotel, no passado dia 30 de Abril, ao lado de Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional».

O assunto foi motivo de escândalo e objecto das habituais diatribes contra o bispo que o padre Frederico deixou com o prestígio abalado. Mas não se vê motivo para tamanha estranheza, por 3 razões:

Primeiro – Entre a companhia de beatos rudimentarmente alfabetizados e o sofisticado presidente do Governo Regional a escolha é óbvia.

Segundo – Entre compromissos com Deus, cujo pacto antigo lhe assegura a resolução dos problemas, e a obrigação de estar com o sócio principal do Diário de Notícias da Madeira (órgão isento que pertence 80% ao Governo Regional e 20% à Diocese), é natural que escolha a companhia de quem mais o estima.

Terceiro – Entre as rodelas de pão ázimo, sem fermento nem sal, e as deliciosas vitualhas de um hotel a inaugurar, qual é o clérigo que hesita?