Loading

Tentativa de suborno no Euro – 2004

A selecção espanhola foi a Santiago de Compostela implorar a bênção divina para influenciar os resultados desportivos a seu favor. A tentativa de corrupção teve lugar na própria catedral, junto do apóstolo Santiago, por intermédio do Deão. O crime foi detectado por uma operação denominada «Apito Abençoado», mas os dois investigadores principais foram transferidos para outras localidades por ordem do Anjo da Guarda, sensível às preces dos créus:

«Santa Celeste, S. Valentim, S. Gilberto, todos os santos, rogai por nós…»

Já se sabe que as análises não acusam dopping e que, no caso de serem encontradas doses excessivas de superstição, o médico da selecção garantirá que faz parte de um tratamento prescrito para a asma.

Apesar da gravidade das notícias há quem argumente que, embora seja nítida a tentativa de suborno, não afectará os resultados. E dão como prova um pedido recente feito no mesmo local, ao mesmo apóstolo e santo, pelo cardeal de Santiago, a favor dos militares que foram para o Iraque e que teve efeitos contraproducentes.

De qualquer modo, a tentativa de fraude saltou para a comunicação social, com o nome dos cúmplices, como se pode ver no Diário de Notícias: « Tu iluminas e dás forças a quem de ti se acerca. Por isso estamos aqui. Somos a selecção espanhola de futebol, quer dizer, representamos de alguma maneira todos os povos da Espanha unida por uma paixão comum: o futebol», dizia o Deão da Catedral de Compostela, Manuel Calvo, na visita da equipa de Iñaki Saéz ao apóstolo Santiago.