Loading

Notas piedosas

PIO IX – Este papa, um dos mais tenebrosos, fez há pouco tempo um milagre que o promoveu a beato. Quando perdeu o poder temporal dedicou-se às excomunhões e ao fabrico de dogmas. Quanto às excomunhões escolheu a democracia, o livre-pensamento, a maçonaria, o liberalismo, o comunismo e os pérfidos judeus a quem carinhosamente chamava cães. Quanto aos dogmas, serviu o da imaculada Conceição e o da infalibilidade papal. Se em vez dos 44 hectares de Vaticano o tivessem reduzido a 22 hoje tínhamos o dogma da quadratura do círculo.

João Paulo II – O próximo encontro com Bush podia tornar-se uma bênção para a humanidade. Bastava que juntassem os trapos e ficassem a viver no Vaticano. Bush mandava fazer uma piscina de água benta aquecida.

Dr.ª Ana Manso – A deputada do PSD declarou durante a campanha para as Europeias: « À frente da lista do PS temos um homem sem categoria e não é por lhe faltar alguma coisa em termos físicos». O que faltará a Sousa Franco, em termos físicos, que eu não noto e de que a deputada sente tanta falta?

Preservativo – O papa tem toda a legitimidade em opor-se a semelhante adereço pois há fundadas suspeitas de que tem sido exemplar a dar o exemplo.

Espanha – O Governo não cede à chantagem dos bispos contra a reforma das leis sobre reprodução assistida, aborto, uniões de facto e casamentos homossexuais. Mas o porta-voz da conferência episcopal já ameaçou que a ICAR apoiará mobilizações contra os projectos legislativos.

Da parte do Governo não há planos de retaliação. As missas podem continuar chatas, as hóstias a ser servidas uma vez por dia aos interessados, os clérigos a praticar travesti litúrgico na via pública, as freiras a viver em cárcere privado e as procissões a integrar mascarados. O Governo recusa-se a apoiar manifestações contra o terço e a novena.

Portugal – Os bispos continuam a ser contra o divórcio, legitimidade que lhes assiste pois nem um só usou da faculdade legal que o Estado lhes confere.