Loading

Castas

O Induísmo é uma Religião na qual existem 5 castas. As pessoas pertencem desde o nascimento a castas que vão desde os brahmanes (sacerdotes) até aos dalits (intocáveis). Uns são puros, os outros são considerados poluídos à nascença.

Um milhão de pessoas (há estatísticas que apresentam um número superior) sobretudo mulheres dalits – está encarregue, por nascimento, de fazer a remoção manual das fezes das latrinas, carregá-las à cabeça e despejá-las. Fazem isto do nascimento até à morte e porque nasceram numa dada família! Muitos ganham menos de 1 dólar por dia. Há leis contra este tipo de trabalho mas muitas destas pessoas são empregues por entidades públicas!

O sistema de castas é aceite tanto pelos brahmanes como pelos dalits, apesar de

se estar a apelar à consciencialização destes. É um sistema que se repercute nas várias instituições (exemplo: mesmo que alguns dalit apresentem queixas, a policia pode não aceitar as queixas porque são feitas por pessoas de castas inferiores).

Devo acrescentar que, em teoria, o sistema de castas é inconstitucional, mas na prática, ele é a realidade de um país. A realidade começa a mudar nalguns meios, havendo Dalits que são professores Universitários, mas essas são as excepções que confirmam esta regra desumana.

Há um texto da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas que pode ser visto na página da associação anti-escravatura. Nesse texto esta situação é descrita.

As superstições e Religiões podem trazer heranças e hábitos culturais que não se coadunam com uma sociedade humana e civilizada. A “casta dos intocáveis” parece ser um exemplo disso.