Loading
  • 29 de Abril, 2014
  • Por David Ferreira
  • Islamismo

Para o Islão fundamentalista, aprender é um ato criminoso

 

No dia 16 de abril cerca de 234 meninas entre os 16 e os 18 anos foram sequestradas da sua escola durante a noite, em Chibok, na Nigéria, enquanto se preparavam para os exames finais, tendo sido levadas em pequenos grupos para serem violadas. A maioria delas ainda se encontra desaparecida.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado responsabilidade, acredita-se que a organização fundamentalista islâmica “Boko Haram” esteja directamente implicada.

O nome da organização, que se pode traduzir por – “A educação ocidental ou não-islâmica é um pecado “, tem como um dos seus objetivos impor a sharia e impedir todo o conhecimento científico que não esteja de acordo com os textos islâmicos, como o conceito da Terra esférica, a evolução ou o ciclo da água. A educação das mulheres é também proibida.

Este grupo tem um longo historial de violência na Nigéria, tendo já este ano sido responsável pela morte de cerca de 1.500 pessoas numa série de ataques contra escolas, mesquitas, vilas, instalações militares e áreas públicas.

Pode ler-se mais em: http://www.bbc.com/news/world-africa-27101714