Loading

Propaganda Copista

Amanhã, segunda-feira, começará o projecto Bíblia Manuscrita Jovem, que porá 50 000 jovens estudantes, professores e funcionários de 233 escolas de todo o país a copiar a bíblia. Ao lado de tal actividade lúdica e deveras educativa, estão previstas exposições sobre monges copistas, edições de bíblias em diversas línguas, viagens gastronómicas pelos doces conventuais e um scriptorium contemporâneo, que permite a pesquisa interactiva da Bíblia em CR-Rom.

Esta iniciativa é organizada com parcerias católicas e protestantes e com o alto patrocínio da Secretaria de Estado da Educação. Sim, porque a senhora dona Mariana Cascais, esse poço de virtudes, inaugurará simbolicamente o inicio desta actividade.

Há que recordar ao Ministério da Educação e às organizações religiosas, uma vez mais, que a escola pública não deve ser palco de campanhas publicitárias a determinada religião. A nossa Constituição consagra expressamente o princípio da neutralidade do Estado face a qualquer confissão religiosa e, portanto, os estabelecimentos educativos não serão usados para tentativas de conversão. Muitas vezes interrogamos acerca do destino dos nossos impostos… Bem, este é um deles. O comunicado de imprensa da Associação República e Laicidade, Não ao proselitismo na escola pública, sim à escola laica, reflecte eloquentemente o que está em causa com este projecto proselitista.

Em nome da pluralidade democrática, do respeito pelos ideais do próximo não podemos tolerar tal intromissão do religioso no domínio público.