Loading

João Paulo II (JP2) e as cunhas a JC

A ICAR marcou indelevelmente a sociedade portuguesa cujo atraso é, em boa parte, obra sua. Já Antero de Quental definiu de forma notável as «Causas de decadência dos povos peninsulares», decadência se acentua de novo na faixa mais ocidental.

JP2 ao pedir a Cristo «que não abandone o Homem» estava convencido de que a cunha subserviente era útil ou comportou-se com hipocrisia para se dar ares de uma influência que não tinha, para impressionar os fregueses espalhados pelo mundo? No pedido, JP2 resolveu informar JC de que a humanidade precisava dele. No seu peculiar jargão disse «Recordai-vos de nós, Filho eterno de Deus. A humanidade inteira, marcada por tantas provas e dificuldades, necessita de Ti».

Ou Jesus Cristo não sabia disso, e precisava de que o Papa o lembrasse, ou sabia, e não o levava a sério. Para os ateus é ponto assente que um defunto não vê, não ouve, não sente e, sobretudo, não aceita cunhas.

Mas o mais surpreendente foi o pedido à entidade patronal para as igrejas do Oriente e Ocidente e os seus líderes, «para que a luz que receberam, a comuniquem com liberdade e com valor a todas as criaturas». Este ato, da autoria de um concorrente do mercado das almas, só podia ser encarado como atitude de profundo cinismo e de fingimento de uma bondade que dois mil anos de proselitismo desmentem.

Os apelos à paz e os pedidos pelos doentes, crianças da rua e outros desgraçados bem sabia JP2 e o seu séquito que eram inúteis e não se resolviam com orações ou apelos públicos a JC, durante a missa, apesar dos meios técnicos usados, incluindo telefones de última geração que, pela primeira vez, transmitiam a Missa do Galo.

JP2 devia lembrar-se de que, segundo a sua superstição, Deus faria melhor em evitar as desgraças do que esperar que o Papa lhe pedisse para as tornar menos obscenas. Evitava o espetáculo deprimente de enganar os simples com promessas que não podia cumprir, pedidos a quem não ouvia e a criação de expectativas vãs a quem já tinha do sofrimento um razoável quinhão.

O resto eram as habituais lamúrias pela proteção da vida, desde a conceção, a obsessão doentia de quem ignorava a explosão demográfica que ameaça o Planeta e sabia que quanto maior fosse a miséria mais a devoção se acentuaria.