Loading
  • 8 de Novembro, 2013
  • Por José Moreira
  • Humor

Por objectivos

Naquela aldeia havia dois homens, já velhotes, chamados Ambrósio: um era o padre, e o outro era taxista. O padre cumpria piamente a sua missão, espalhando a Palavra em constantes e intermináveis sermões e/ou homilias; o taxista também cumpria a sua missão de único “taxi driver” da aldeia, enfrascando-se quando não conduzia. Como resultado, cada vez que se sentava ao volante, a aldeia transformava-se num imenso r intenso susto colectivo.

Quis o destino, ou Deus, vá lá o Diabo saber, que os dois Ambrósios morressem no mesmo dia. E eis que se apresentam perante S. Pedro:

– Quem és tu?

– Sou o Ambrósio taxista.

– Entra, meu filho. Entra e cobre-te com um manto de ouro. E tu, quem és?

– Sou o Ambrósio padre.

– Entra, meu filho e cobre-te co um manto de burel.

O padre Ambrósio não se conteve:

– S. Pedro, há-de haver algum engano! Eu, que passei a vida a espalhar a palavra do Senhor, fico com um manto de burel, e o taxista, que se fartou de provocar ataques cardíacos com a condução desastrada e alcoolizada, leva o manto de ouro??? Não deveria ser ao contrário?

– Sabes, meu filho, isto já não é como dantes. Nós, agora, também trabalhamos por objectivos. Eu explico: enquanto tu pregavas, toda a gente dormia; enquanto o taxista conduzia, toda a gente rezava.

Palavras de salvação.