Loading

Carta de um leitor

Caro Carlos Esperança

Numa das minhas visitas periódicas que efectuo ao Diário de uns ateus, verifiquei que publicou duas fotos em que surge um padre e o general Videla. Identifica o padre como o actual Papa. Foi induzido em erro como milhares de bloggers o foram.

Quanto à primeira foto – da comunhão – um blogue português veio mostrar que o padre da foto não é o cardeal Bergoglio mas sim o padre Carlos Véron de Estrada” (até existe um vídeo com a missa).

Está aqui um link:

http://noticias.terra.com.ar/internacionales/renuncia-y-sucesor-de-benedicto-xvi/enterate-quien-es-el-bergoglio-falso-de-la-foto-con-videla,61c6caeceda6d310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Quanto à segunda foto, tendo em atenção que o actual Papa tem 76 anos e que Videla abandonou o poder em 1981, também não pode ser. Em 1981 o actual Papa teria 44 anos e a personagem da foto tem nitidamente uma idade superior. Há outros detalhes na fisionomia que geram dúvidas. Para além do mais se colocarmos o rato em cima da foto aparece “arg-videla-y-primatesta1.jpg”. Primatesta era bispo da conferência espiscopal argentina desde 1970 até 2002. É ele quem está na foto, não o cardeal Bergoglio.

Como sei que o Carlos Esperança respeita integralmente a ética republicana, tal como eu,(…) espero ler no blog a correcção dos erros involutariamente cometidos naquele post.

Considere este mail como pessoal e confidencial. Nada do que aqui está escrito surgirá noutros meios por minha iniciativa.

Saudações republicanas,

a) devidamente identificado.

Apostila – 1 (…) Omito uma referência biográfica que apenas me diz respeito e é irrelevante para o objetivo desta carta; 2 – Não reparei na confidencialidade pedida pelo que retirei o nome do autor e peço desculpa pelo erro involuntário.