Loading

A religião verdadeira

De vez em quando, aparecem por aqui uns comentadores – normalmente católicos – que garantem que a sua religião é a verdadeira, e que todas as outras não passam de seitas. Não sei muito bem em que se baseiam para pronunciar tal afirmação, mas permito-me afirmar que estão enganados. Na minha opinião, todas – eu disse todas – as religiões são verdadeiras. A religião católica é tão verdadeira como a islâmica, a judaica, a umbandista , a hindu, a adventista, a pentecostal, etc, não vale a pena enumerá-las todas. As religiões são tão verdadeiras como os clubes de futebol ou os  partidos políticos, por exemplo. E são verdadeiras, por uma razão simples: porque, tal como os clubes de futebol ou os partidos políticos, as religiões existem, as respectivas existências são facilmente comprováveis.

Quanto aos fundamentos ou origens das religiões… bom, aí a conversa muda de sentido. Mas ficará para outra ocasião, se disso for caso.

Por isso, afirmar que “a minha religião é a única verdadeira” não passa de um exercício de arrogância que, aliás, nem tem bases em que se sustentar.