Loading
  • 24 de Novembro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

Os crimes do franquismo são bênçãos para Rouco Varela

Os 4 bispos do País Basco espanhóis anunciaram que no dia 11 de julho (2009), celebrarão uma missa em memória dos 14 padres bascos fuzilados pelos franquistas entre 1936 e 1937. Em uma mensagem conjunta, os bispos de Bilbao, (auxiliar e coadjutor), San Sebastian e Vitoria, anunciam que a intenção será ‘purificar a memória, servir a verdade, pedir perdão’. “Não queremos reabrir as feridas, mas ajudar a cicatrizá-las ou aliviá-las” – explicam.

“Os 14 padres, que combateram contra as forças do ditador Francisco Franco ao lado dos republicanos, foram mortos pelos vencedores do conflito, e por isso, hoje estão relegados ao silêncio. Não tiveram direito a funeral nem viram os seus nomes inscritos em registros diocesanos e paroquiais”.

Nota: Para mostrar compaixão e arrependimento não é preciso ser adulto na altura dos crimes. Basta não ser fascista como o actual presidente da Conferência Episcopal Espanhola. A cumplicidade com Franco foi das mais vergonhosas atitudes do último Estado totalitário da Europa – o Vaticano.