Loading
  • 30 de Dezembro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O Vaticano e o “dinheiro sujo”…

Por

E – Pá

O Vaticano promulga leis para lutar contra a lavagem de dinheiro…

De facto, passados 28 anos [1982] do escândalo do Banco Ambrosiano/IOR [Banco do Vaticano], é uma medida que chega tarde. Melhor seria, concomitantemente, esclarecer de que modo 1,4 bilhões de dólares levaram sumiço, as circunstâncias do suicícdio de Roberto Calvi, a defenestração do alto funcionário do BV Giuseppe Della Ca e da secretária suiça Graziella Corrocher…
Só Michele Sindona foi apanhado pela justiça americana. Uma outra pia entidade – Arcebispo Marcinkus – o presidente do Banco, provavelmente o mais envolvido de todos, amigo pessoal de JP2 e, acrescente-se de nacionalidade americana, morreu tranquilamente nos EUA…

Se este emaranhado de factos, em devido tempo, não provocou qualquer reacção do IOR, a actual investigação dos magistrados italianos e uma maior exposição dos negócios da ICAR ao Mundo, alertou o Vaticano para a necessidade de tentar prevenir os negócios “sujos”… que, como se verifica, não morreram com Marcinkus.

Para não ferir a tradição, o actual inquilino Vaticano, B16, não deve tardar a aparecer pedindo desculpas públicas. Esperando que o Mundo as aceite… sem mais explicações!