Loading
  • 20 de Janeiro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Mundo

Xiitas nas ruas de Kerbala

Se a existência de Deus dependesse do número de crentes e a sua bondade das tropelias de que estes são capazes, certamente que o dos xiitas era bem credível e bondoso.

Ontem, 2,5 milhões de peregrinos imbuídos de uma fé avassaladora rumaram a Kerbala. Vê-los na televisão a flagelarem-se, ver o sangue a brotar dos corpos chicoteados pelos próprios, crianças que já rasgavam a pele para agradar a Deus, senti um imenso dó das vítimas da fé e uma raiva ainda maior dos clérigos que pregam, estimulam e aplaudem estes actos de demência.

Os crentes estão para a fé como as moscas para o seu alimento predilecto. Se crêssemos no paladar das moscas, se admitíssemos que biliões de moscas não se enganam, estaríamos condenados a refastelar-nos com excrementos.

Os ateus são a consciência crítica da humanidade, que não se deixam contaminar com o desvario de milhares de milhões de crentes.

Pobres xiitas, com a pele rasgada, a derramarem sangue para consolo do mito tenebroso que os padres inventaram. E acreditam que, algures, no Paraíso um Deus raivoso rebola de gozo perante o sofrimento inútil e a humilhação gratuita.