Loading

Também é com vocês, agnósticos

As Igrejas cristãs devem unir-se contra o secularismo e o agnosticismo europeus. Quem o afirma é o cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura.

«A fé cristã é um valor essencial da Europa e na nossa época as Igrejas devem enfrentar os desafios do secularismo, a indiferença e o ateísmo entre os europeus para assegurar que o continente continue a ser uma comunidade assente em valores verdadeiros», afirmou Poupard. Descodificando, os únicos valores verdadeiros sobre os quais deve assentar a comunidade são os valores cristãos. Tudo aquilo que os ateus e agnósticos defendem são inúteis, inválidos e devem ser completamente ignorados.

«Para lutar contra o relativismo, o secularismo e a indiferença, aquilo que produz graves problemas sociais e nega os valores da verdade, a dignidade do ser humano e a inspiração da beleza, é necessário prestar a devida atenção à relação entre o Evangelho e as culturas», acrescentou o cardeal. Que eu saiba – e não é necessário fazer grandes estudos histórico-sociológicos – o secularismo releva exactamente aqueles valores já que deixa o espaço necessário ao indivíduo para que ele próprio os procure sem ter de obedecer a quaisquer dogmas impostos.

Com esta intervenção do senhor cardeal, podemos constatar que a hierarquia da Igreja Católica, seguindo a sua habitual política de tolerância e de respeito, continua a perseguir os ideais que não se coadunam com os ditames dos seus iluminados membros.