Loading

O paradoxo do imame

Mohamed Kamal Mustafa, imame da mesquita de Suhail de Fuengirola, em Málaga, foi recebido em quase-apoteose por centena e meia de muçulmanos, gritando «todos somos o imame», que o acompanharam na sua primeira aparição pública depois de ter sido condenado a um ano e três meses de prisão por afirmar, no seu livro «A mulher no Islão», que os golpes que se aplicam às mulheres devem ser dados em «partes concretas do corpo, como os pés e as mãos, […] devendo utilizar-se uma vara fina e leve para que não deixe cicatrizes ou hematomas. Os golpes não deverão ser fortes e duros porque a finalidade é fazer sofrer psicologicamente e não humilhar e mal-tratar fisicamente».

Kamal Mustafa assinalou que está há doze anos em Fuengirola «a tirar as pessoas do mau caminho e levando-as ao bom caminho» e afirmou a sua oposição à violência contra a mulher porque a sua religião não o permite. O que aparentemente são dicas para «como espancar a sua esposa sem deixar marcas» nada mais devem ser do que erros de impressão ou, então, a sensibilidade do comum dos cidadãos é muito susceptível. Na sua aparição esteve acompanhado por mulheres que testemunharam o seu bom carácter e que reiteraram a injustiça da pena que lhe foi aplicada. Não se sabe é se estas mulheres foram sujeitas a algumas das sugestões escritas no livro.

Há que congratular a decisão do terceiro juízo criminal de Barcelona, que entende que os factos dados como provados constituem um delito de incitamento à violência contra grupos em razão do seu sexo. Não se resumindo apenas à questão da violência, o tribunal entendeu que o livro, ao tratar de questões como a menstruação, o parto, o vestuário da mulher ou a obediência, «está presidido por um tom de machismo obsoleto, em alguns casos muito acentuado, discordante com o princípio da igualdade».

Tendo sempre em conta a tolerância que devemos ter com todos os grupos culturais e religiosos diferentes do nosso e que devemos pugnar pela boa convivência social, as nossas leis e princípios fundamentais não devem ser ameaçados por perspectivas contrárias que põem em causa séculos de luta política que permitiram que, actualmente, todos possamos ser iguais e mereçamos o mesmo respeito independentemente do sexo, da cor e da religião.