Loading

O desafio de Randi

Continuem os curandeiros a assegurar os seus poderes de falar com os mortos e limpar as maldições dos vivos, continuem os mediuns a insistir que falam com os mortos, continuem as fontes duvidosas a divulgar a premonição e a existência de espíritos sobrenaturais. Mas se os cépticos duvidam dessas alegações, não digam que é por “falta de abertura de espírito“.

Muitas vezes é feita essa confusão entre “espírito crítico” e ausência de uma capacidade tão desejável que é a “abertura de espírito“. Essa confusão é feita para encorajar a fraude e a mistificação.

Randi passou da indignação às acções: assegura agora o “Desafio de um milhão de dólares“. Qualquer um que acredite ter poderes “inexplicáveis” só tem de se inscrever para o desafio: pode ficar com o dinheiro ou doá-lo à instituição de caridade favorita (se a desculpa para não participar for o desinteresse pelos bens materiais). Randi e o concorrente combinam quais os testes que deverão ser feitos, quais os resultados considerados favoráveis e quais os resultados considerados desfavoráveis. A única coisa que Randi e a sua instituição pedem é a possibilidade de usar livremente os registos das experiências realizadas.

Até agora já participaram alguns indivíduos que estavam genuinamente convencidos dos seus poderes, e ficaram desolados por descobrirem que não existiam (os poderes, claro!). Mas participaram muito poucas pessoas, e nenhum dos grandes gurus do paranormal.

Veja tudo sobre o desafio na página oficial (em inglês) ou nesta página da Sociedade Terra Redonda (em português). Além disso, também lá está uma entrevista de Randi sobre o desafio.