Loading
  • 9 de Janeiro, 2008
  • Por Ricardo Silvestre
  • Mundo

amizades perigosas

Neste vídeo encontramos um dos problemas primários da situação do Médio-Oriente.

Aos 1.58seg deste clip, o Rabi Shlomo Riskin diz que espera que o Presidente Bush defenda a existência de certos colonatos de Israel na Palestina porque, e passo a citar “o Presidente Bush que é um born again Christian [alguém que renasceu para o Cristianismo] é um amigo de Israel, porque, as fundações das suas crenças são baseadas na Bíblia, assim como as nossas crenças são baseadas na Bíblia.”

Mas não se pense que é só de um lado. Enquanto os Palestinos tiverem a “solidariedade religiosa” de países como a Síria ou o Irão, também este povo irá boicotar os processos de paz a cada passo que puderem, com terrorismo e ataques paramilitares sobre a população Israelita.

Enquanto estas amizades textuais vigorarem, sítios como Efrat no West Bank vão continuar a ser lugar de intolerância e violência, devido ao que vem escrito num documento produzido por homens da Idade do Bronze. Não haverá solução para o problema entre Judeus e Árabes enquanto estas divisões forem iluminadas por certezas divinas. Dos dois lados, assim como de toda a comunidade internacional, tem de haver a compreensão que aqueles dois povos têm de abordar esta temática de uma forma secular e com bom senso. Infelizmente, não se consegue vislumbrar isso.

Eu tenho uma sugestão. Estes crentes, tão convencidos da sua legitimidade, por favor convoquem os respectivos deuses (YHWH e Allah) para os dois se sentarem na mesa de negociações e darem uma ajudinha no processo.