Loading

Gazeta Ateísta

SOBRE JESUS CRISTO

Há dois Jesus Cristos: O Jesus Cristo histórico e o Jesus Cristo mitológico. Do Jesus histórico pouco se sabe… e do Jesus mitológico há bibliotecas imensas sobre ele, que o afirmam Deus, que operou milagres, que ressuscitou e que subiu aos céus. A história do Jesus Cristo histórico é bem mais prosaica, mais terra-a-terra, e muito mais humana, do que a fórmula mitológica com que a contam as várias Igrejas nele inspiradas.

Jesus Cristo provavelmente foi um rebelde que ascendeu à condição de personagem histórica com maior repercussão na história da Humanidade nos últimos dois mil anos, chegando a condicionar a vida, a arte, a cultura e os costumes de milhões de pessoas. Aceite como Deus, em seu nome mataram-se inocentes, e muitos dos seus seguidores perderam a vida na propagação da sua fé. Jesus Cristo é, incontornavelmente, a figura mais poderosa na história da civilização ocidental.

Jesus nasceu e viveu no local e no tempo certos.

Se tivesse vivido na Alemanha nazi, teria sido morto nos fornos crematórios de Hitler, anonimamente, entre milhares de outros judeus.

Se tivesse nascido na União Soviética de José Staline, teria sido enviado para a Sibéria e fuzilado entre tantos infortunados filhos da mãe Rússia.

Se tivesse nascido na América Latina das ditaduras protegidas pelos EUA, teria sido um camarada de Che Guevara. Um guerrilheiro em luta contra o imperialismo americano (que o adora), e seria assassinado numa emboscada montada pela CIA numa selva da Bolívia.

Se tivesse crescido na China de Deng Xiaoping, enfrentaria o exército e os tanques na praça Tiananmen, seria preso e rapidamente julgado por um Pilatos de olhos em bico que o condenaria à morte. A bala que lhe perfuraria a nuca teria de ser obrigatoriamente paga pelo seu pai carpinteiro.

Se fosse português desempregado no Portugal governado por Passos Coelho, Paulo Portas e presidido por Cavaco Silva, manifestava-se ruidosamente contra as atitudes do governo e o silêncio do presidente. Os responsáveis pelo seu desemprego apontavam-lhe a fronteira para que emigrasse.

E se fosse sacerdote católico submetido a um Ratzinger, seria contestatário do poder da Igreja de Roma, abraçaria a Teologia da Libertação e seria convidado pelo Vaticano a renunciar aos seus ideais e a abandonar o sacerdócio, por contrariar os interesses maiores da multinacional capitalista Igreja Católica Apostólica Romana, e ser um empecilho à actividade da seita de extrema-Direita que nela se acoita, a Opus Dei que diz adorá-lo… e usa a fé para facturar!

(O autor não obedece ao último Acordo Ortográfico)