Loading
  • 11 de Junho, 2018
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Gazeta Ateísta

Por

ONOFRE VARELA

“Igrejas para Ateus”

Recentemente fui surpreendido com este título de notícia num jornal virtual. Não se trata de associações de ateus, mas sim de igrejas no sentido de templos de fé deística, mas sem o deus dos outros, o que daria ao Ateísmo o estatuto de religião (não me vou alongar agora com a origem do termo “religião” e a sua significação. Para aqui interessa o sentido que tem de fé num deus). No meu entender o Ateísmo será religião quando um sindicato operário for uma associação patronal.

No caso que comento, a notícia começa por dizer: “O declínio constante da Religião no mundo ocidental está actualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas”, e refere que, de acordo com o Pew Research Center, os religiosamente não filiados são agora o segundo grupo religioso na América do Norte e na maior parte da Europa.

O professor Stephen Bullivant, da St Mary’s University de Londres, descobriu que mais de metade da população do Reino Unido não se identifica como sendo religiosa, característica que se tem vindo a acentuar desde há 50 anos, e que “ao mesmo tempo tem havido um crescimento do número de igrejas ateístas que visam reproduzir grande parte da atmosfera do serviço da igreja, mas sem religião”. Ora… isto parece-me uma espécie de Metadona para os drogados que se querem ver livres da droga! Pode enquadrar-se no espírito de alguns daqueles que se transformaram em ateus depois de terem passado por qualquer fé religiosa, mas não nos outros, como eu, que nunca entraram numa igreja com sentimento de fé e, por isso, não têm necessidade de um período de desmame, que seria a tarefa a desempenhar pelas “igrejas ateístas”.

No final da notícia dá-se conta da igreja ateísta mais difundida, como sendo a Sunday Assembly, sob o lema “Viva melhor – Ajude com frequência – Admire-se mais” que foi criada em Londres no ano de 2013 pelos comediantes Sanderson Jones e Pippa Evans. Ah!… Assim já se percebe!… É comédia!… Pois então viva a comédia. Eu também gosto de rir, e rio muito.

Em conclusão a notícia diz que a maior parte das pessoas que frequentam estas igrejas ateístas sente uma “maior satisfação com a vida” graças ao poder da participação fortemente estimulada durante as reuniões.

Dentro da Sunday Assembly há quem defenda que nunca se deveria designar aquela instituição, e outras do mesmo género, como “Igreja Ateísta”. Neste entendimento, o filósofo Alain De Botton defende o nome “Humanismo Cultural”, sem qualquer conotação a modelos de religiões deístas, que o Ateísmo, obviamente, não tem. Ora aqui está alguém com cabecinha pensadora!…

(O autor não obedece ao último Acordo Ortográfico)