Loading
  • 3 de Fevereiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

“EM VERDADE VOS DIGO” – Crónica Ateísta (11)

Por

Onofre Varela

Sobre Francisco I (2)

O jovem Daniel (nome fictício), que escrevera ao Papa contando ter sido vítima de pedofilia na comunidade religiosa “Clã dos Romanes”, em Granada, estava ao volante do seu carro no dia 10 de Agosto último, quando atendeu um telefonema de um número desconhecido.
— Falo com o senhor Daniel?
— Sim, sou eu. Quem fala?
— Boa tarde, filho. Sou o padre Jorge.
— Deve ter-se enganado. Não conheço nenhum padre Jorge…
— Bom… sou o Papa Francisco.

Foi assim, directamente, sem intermediários e com esta simplicidade, que o Papa contactou o reclamante. Aturdido, Daniel ficou incapaz de articular qualquer palavra.

— Continuas a ouvir-me? Mantem-te sereno. Li a tua carta várias vezes. Emocionei-me e senti imensa dor ao ler o teu relato. Quero pedir-te perdão em nome de toda a Igreja de Cristo. Perdoa este gravíssimo pecado e gravíssimo delito que sofreste. Já há gente a trabalhar para que tudo isto se possa resolver.

Na sequência da acção do Papa, foi aberto um inquérito pelo arcebispo de Granada que pôs sobre investigação policial dez padres, decretando o cumprimento da “disciplina da Igreja” para estes casos, a qual consta de “tolerância zero com os abusos e quem os comete, ajuda às vítimas uma vez comprovados os factos, e cooperar com as autoridades”.

Parece que algo está a mudar na Santa Sé, e a humildade do clérigo Jorge Bergoglio, no papel de Papa Francisco I, é facto inédito no Vaticano. Só nos falta saber se o ítem da “comprovação dos factos” é, mesmo, passível de ser aplicado… com tantas mantas encobridoras dos crimes clericais! O que se sabe, para já, é que das dez pessoas investigadas, quatro foram detidas mas acabaram por ser postas em liberdade com a obrigação de apresentações quinzenais na esquadra de polícia.

OV
(O autor escreve sem obedecer ao último Acordo Ortográfico)

Diário de uns Ateus – Texto publicado na GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA, um jornal que acolhe a opinião de um ateu.