Loading
  • 23 de Maio, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Carta de um leitor ao tio

Eis o que penso sobre aquilo que diz sobre a inspiração que sente na personagem do Papa João XXIII.

Não conheço nada do Papa João XXIII, mas acredito que tenha sido uma excelente pessoa e com todas as virtudes que aponta como sendo verdadeiramente inspiradoras. Mas estas mesmas virtudes e qualidades poderiam ser apontadas a um ateu ou a um crente de um outro credo religioso que não deixariam de ser igualmente inspiradores.

O que eu quero dizer com isto é que as excelentes virtudes de uma pessoa nada dizem
sobre a veracidade das suas crenças teológicas.

Certamente que existem pessoas muito virtuosas no mundo Islâmico, no Judaísmo, entre as pessoas que acreditam na Astrologia, entre as pessoas que acreditam na Reencarnação, ou entre as pessoas que não acreditam em nenhum Deus. Mas o facto de uma pessoa ser uma excelente pessoa em nada fica demonstrado que essa pessoa é detentora de uma GRANDE VERDADE TRANSCENDENTE.

Eis o maior problema das religiões: todas as religiões querem fazer crer a toda a humanidade que detêm a maior verdade de todas. Quando detêm poder para isso, e se o contexto político, cultural e económico for favorável, cada uma das diferentes religiões tenta impingir à força as suas crenças.

Mas nunca demonstram nenhum resquício de provas para corroborar ou confirmar que as suas reivindicações teológicas são realmente verdadeiras.
Quais são as provas de que realmente existem Anjos? Ou que o Inferno realmente existe? Ou que alguma vez um ser humano ressuscitou? Ou que o espírito de uma virgem falecida à milhares de anos pode fazer milagres?

Absolutamente zero.

E com todas as reivindicações teológicas das outras religiões se passa o mesmo. Todas fazem referências transcendentes sobre a criação do universo, sobre a vida depois da morte, sobre a existência de seres sobrenaturais mas nunca apresentam nenhuma prova nem nenhum tipo de discurso racional com que alguém possa lidar por forma a perceber a veracidade dessas reivindicações extraordinárias. Muito pelo contrário.
A ciência já demonstrou centenas de vezes que muitas destas reivindicações, que têm centenas (ou milhares) de anos, são falsas.

Existe uma regra implícita nas relações humanas que nunca deveria ser quebrada sob pena de pôr em risco a boa convivência entre os seres humanos.

Todas as reivindicações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Se eu faço uma referência a algo extraordinário que me aconteceu e depois quero que todas as pessoas acreditem que essa coisa extraordinária foi ou é real, é evidente que é fundamental que eu apresente provas ou testemunhos que corroborem ou confirmem a minha história. Se não, corro o risco de perder credibilidade ou mesmo de ser ridicularizado.

Se eu afirmar que vi uma girafa a voar, será que o tio conseguirá acreditar em mim se eu não apresentar provas muito convincentes?

Sabendo que morrem mais de 20 mil crianças por dia em todo mundo, como poderei eu ou alguém acreditar que existe um Deus super poderoso,
que nos ama muito e que nunca nos falta com a sua protecção?

Espero que a sua resposta não seja “temos de ter fé”, porque se para todas as grandes questões existenciais do Homem simplesmente bastar “ter fé”, desde que com isso nos sintamos muito confortados, então para qualquer tolice que nos conforte nas nossas misérias encontraremos razões para nela depositar-mos toda a nossa fé e devoção. Se me disserem que uma melancia é Deus, e se eu não exigir nenhum tipo de prova de que isso é verdade, poderei alegremente acreditar nisso e sentir-me assim muito feliz e satisfeito, correndo o risco, no entanto, de ser ridicularizado por quem não partilhe da mesma “fé”.

Com todo o respeito.

Um grande abraço.

Paulo Franco.