Loading
  • 27 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

O POLICARPO E A VIRGINDADE

Por

ONOFRE VARELA

O Jornal de Notícias de 25 de Dezembro dá conta do discurso de Natal do cardeal José Policarpo. Trata-se do mais dogmático discurso de púlpito que um sacerdote pode dar aos seus fiéis reunidos em missa, sintonizados para aceitarem tudo quanto o padre deixe sair da boca, para uma clientela do falso, do dogma e da fé sem reservas. O cardeal-patriarca José Policarpo já me habituou a ver no seu discurso recados para mentecaptos.

Desta vez reafirmou a virgindade de Maria, sintonizado com o que o seu patrão B16 escreveu no livro “A infância de Jesus”, acabado de editar. Disse que “foi a entrega de todo o seu ser ao amor Deus”, o que permitiu a Maria gerar Cristo, e que a virgindade de Maria é uma verdade inequívoca da fé. E disse mais isto: que “o amor de Deus é
criador, pode fecundar e fazer germinar a vida”, sublinhando dois momentos cruciais da criação divina. O primeiro diz que “só a terra era virgem”, e o segundo afirma que a criação se dá quando “o amor criador fecunda uma mulher virgem”.

O homenzinho deve estar transtornado!… Tantos anos casto, sem experimentar o acto sexual com uma mulher de verdade, com amor carnal vero, com paixão e entrega, provocou-lhe estes “desarrincanços fornicais” que ninguém entende!…

Disse ainda que a virgindade de Maria serve de modelo à Igreja que aproveita a germinação no seu próprio seio, “o Filho de Deus feito Homem”. A Igreja toma a boleia e “gera todos os homens que se tornaram filhos de Deus”! E disse mais: que “a Igreja é continuamente fecundada pelo amor de Cristo, que a ama como um Esposo”(!!!).

Eu não sei que leituras anda a fazer o senhor José Policarpo, nem que medicamentos toma. Mas parece-me que a literatura mais aproximada do seu discurso será a revista “Heros” ou a “Playboy”!…

A notícia termina com uma referência aos ateus (ou não crentes), que, parece, são gente a preocupar cada vez mais as mentes dos cardeais. Evocou novamente o papa B16 para sublinhar que até os descrentes trazem inscrita a exigência daquilo que vale a pena e que permanece sempre. “Há muitas pessoas que, embora não reconhecendo em si mesmas o
dom da fé, todavia vivem uma busca sincera do sentido último e da verdade definitiva acerca da sua existência e do mundo”.

Quer ele dizer, na sua, que só a fé é o motor de busca das verdades. E que o descrente, não o sabendo em consciência, tem a centelha da fé com que Deus ilumina as mentes preocupadas com o sentido da verdade!

Ó senhor cardeal, olhe que não…

Bem sei que lhe dá jeito transferir para o seu credo as atitudes positivas dos não crentes, mas olhe que isso é desonestidade!… É apropriação ilícita da obra dos não crentes sem respeitar os direitos de autor, e insinuando que o autor, afinal, não é o não crente, mas
Deus! Seja crente, mas seja, também, intelectualmente honesto.

Os não crentes não recebem nada de Deus. E os crentes também não! Nem o senhor, por mais que afirme que sim! Nós só podemos colher os frutos das árvores que os dão… e não há árvore de onde germine o fruto-Deus. Esse fruto não existe e por isso ninguém o pode cultivar nem colher… mas pode-se colher (e bem) da fé dos crentes… mas isso já é outra conversa.

Na sua cabeça o senhor pode dar largas às suas fantasias e criar os frutos-deuses que quiser, e falar por eles. Na sua mente pode plantar um pomar de árvores que dão anjos, e também pode dizer que a Igreja é fecundada pelo amor de Cristo que a ama como um esposo… mas se teima nesse discurso não conte comigo para testemunhar a sua sanidade mental!

Já garanto a sua razão quando diz que o amor é criador. É sim senhor. Comprovo-o. Foi assim que eu e a minha mulher concebemos uma filha, e foi assim que ela nos deu dois netos. Mas olhe que essa tarefa nos obrigou a deitarmo-nos na cama, nus, e trocarmos fluidos corporais numa luta corpo-a-corpo com todo o prazer que esse acto, denominado
amor, nos arrancou com orgasmos! É assim que se faz filhos. Foi assim que os seus pais o fizeram, senhor cardeal, aceitando que o senhor foi concebido por uma relação normal, e não por uma violação criminosa.

E se acaso Jesus Cristo existiu realmente, e se foi parido por Maria, ela teve que se deitar com um homem e ser penetrada pelo pénis do companheiro.

O José ou outro qualquer… já que os católicos teimam em chamar pai adoptivo a José!…