Loading

A crise do Osservatore Romano

O pasquim do Vaticano está em crise. Primeiro foram-se os leitores, fartos de notícias pias e informações duvidosas. Depois foram-se os compradores, convencidos de que há papel mais barato e higiénico. Finalmente, em desespero, o director do Osservatore Romano, sabendo do desprestígio da ICAR, afirma que «é o jornal do Papa, mas não um órgão oficial da Igreja», convencido de que o Papa merece maior credibilidade.

Por aqui se vê que o Papa não é a voz da Igreja, é um empresário em nome individual, um comerciante da fé por conta própria, um gestor com poder discricionário sobre os empregados.

Nas ditaduras é assim. Não há uma constituição, não há direitos individuais, não existe contabilidade organizada. No antro do Vaticano há um primata de camauro que diz que a religião católica é a única verdadeira e que cabe aos crentes o dever de evangelizar os outros, sejam eles crentes, agnósticos ou ateus.

Valha-nos que, depois de ter perdido o poder temporal, se lhe acabaram os métodos de persuasão cristã onde a tortura e o churrasco gozaram de enorme popularidade.

Há um aspecto em que o Papa, que tanto ulula contra o ateísmo, se aproxima dos ateus. Considera todas as outras religiões falsas, tal como qualquer ateu. Bastava-lhe incluir a sua para entrar no bom caminho, atingir a verdade e tornar-se uma criatura recta.

Claro que atingia o negócio, os sapatinhos vermelhos, a guarda Suiça, os vestidinhos de renda e seda, o segredo para transformar a água vulgar em benta, o comércio dos santos, das indulgências, dos sacramentos e de toda a gama de produtos pios com que embrulha os crédulos.