Loading

Tensão religiosa no Quénia

No passado dia 13 uma estação de rádio cristã na capital do Quénia, Nairobi, foi assaltada por homens mascarados que mataram duas pessoas e feriram várias. A estação foi parcialmente destruída pelo fogo depois dos assaltantes terem despoletado uma bomba incendiária.

A estação, Hope FM, da Igreja Pentecostal de Nairobi, passava à altura do ataque um programa em que eram comparados a Bíblia e o Corão, programa que mereceu ameaças por parte de alguns ouvintes, que ligaram para a estação exigindo que o programa fosse interrompido.

A polícia queniana está a investigar a origem dos telefonemas já que de acordo com os trabalhadores da estação os assaltantes gritaram com os produtores do programa que estes não tinham atendido aos seus telefonemas. E ordenaram a um técnico para calar a estação.

O ataque surgiu uns escassos dois meses depois de um jornal, o Standard, e a estação de televisão KTN terem sofrido um ataque semelhante perpetrado por forças policiais a mando do ministro da Segurança, John Michuki, que achou inadmissíveis as críticas ao governo destes dois orgãos da comunicação queniana.