Loading

Coimbra é uma lição

O bispo de Coimbra, Albino Cleto, conseguiu atrair ontem algumas centenas de finalistas da Universidade de Coimbra para a missa da bênção das pastas. As tradições têm sempre adeptos, à semelhança da praxe e de outras manifestações trogloditas onde se inserem as tradicionais bebedeiras da «queima».

O senhor Bispo considerou que a ida dos estudantes à missa «é sinal de que Deus é Pai». Não explicou se a ausência significaria a falsidade da paternidade ou que, por exemplo, Deus é Mãe. Estes raciocínios eclesiásticos são tão difíceis de seguir!…

Segundo o «Diário as Beiras, o senhor Albino Cleto salientou o facto de «numa vida académica , muitas vezes não se cumprir aquilo que Deus espera», sem explicar o que o dito Deus espera, e ele bispo supostamente sabe, nem o que correu mal nas relações entre aqueles estudantes que até foram à missa benzer as pastas e o Deus do S. Bispo.

Entre várias trivialidades o senhor Bispo afirmou que «Onde estiver a pessoa humana, aí está a Igreja». É exactamente por isso que não podemos dormir descansados. Com Deus podemos nós bem mas com as religiões há sempre um perigo iminente a pairar sobre as pessoas.

No que diz respeito à ICAR, após ter sido confiada a defesa da fé ao pastor alemão Ratzinger, é natural que, mesmo entre católicos, desponte a preferência por lobos.