Loading

O Papa tornou-se um empecilho

Reina no beatério católico a convicção de que a sua Igreja foi fundada por Jesus Cristo e de que é exemplo de santidade. Os crimes passados são como as águas que deixaram de mover moinhos. O que conta é o presente e a bondade do seu clero. O que a distingue das outras é seu Deus verdadeiro, a maravilha dos milagres e a excelência do Papa.

Nisso dos milagres até têm razão. Nas outras religiões os mortos remetem-se às suas cinzas e deixam em paz os vivos. Na ICAR são requisitados para fazer curas, praticar boas acções e concorrerem a vagas de santidade que JP2 abriu em grande quantidade. É o regabofe da pantomina e a apoteose da superstição. Deus, desaparecido em parte incerta, faz-se representar por cadáveres mais ou menos recomendáveis que ensaiam umas curas perante o silêncio da Ordem dos Médicos e o desprezo dos bruxos e ofícios correlativos.

Já quanto à bondade da ICAR nem vale a pena falar nas perseguições aos teólogos progressistas e no impedimento da pregação a quem leia diferente a cartilha que a Cúria impõe. Mas esperar de uma religião a defesa da verdade, em detrimento da promoção do negócio, é de uma ingenuidade que só convence os néscios. É como pensar que os cardeais estão preocupados com a saúde do Papa. Apenas se interessam com os dividendos que as cerimónias fúnebres possam render e os prejuízos de uma longa agonia.

JP2 regressou ao Vaticano. O núcleo duro discute as vantagens e inconvenientes da sua presença à frente da ICAR. Dizem que está em óptimas condições intelectuais, como qualquer pessoa nota. Há uns séculos havia formas expeditas de resolver a situação, hoje todos os cuidados são poucos. O antecessor só esteve 33 dias em funções, até Deus o chamar. Hoje, com tanto incréu nos meios de comunicação, são poucos os que acreditam na vontade divina e muitos os que observam o embaraço dos cardeais.

Dá mais trabalho fingir que é o Papa que manda na Igreja do que exercer o poder de facto. A actual situação está insustentável. A Cúria vai ter de tomar uma resolução nos próximos dias.