Loading

A catequese e os fregueses pios do Diário de uns Ateus

Havia, no meu tempo de infância, uma catequese terrorista, muito próxima da que hoje é ensinada nas madraças e mesquitas islâmicas.

A fanatização das crianças é a arma que esconde interesses que perpetuam a ignorância e a superstição. Talvez por isso, sobrevivam hoje, transmitidos por famílias devotas ou padres que ainda sonham com o Concílio de Trento, velhos medos do Inferno e novos venenos da fé.

É raro ver-se um crente a discutir a religião com um módico de racionalidade, seja por dificuldade de interpretação do que leem ou por mistelas que envenenam as hóstias que consomem, sem código de barras, prazo de validade ou inspeções da ASAE.

Não é por acaso que há muito deixei de frequentar as caixas deste Diário, certo de que a inteligência não substitui o insulto, a razão a azia e os argumentos a falta de carácter.

Queixam-se alguns amigos dos insultos de que sou alvo, preocupados com a reputação que devia defender. Os inimputáveis não ofendem, apenas bolçam injúrias; não devem ser levados a sério, são talibãs que julgam ganhar o Paraíso com as ofensas aos ‘infiéis’; Não incomodam, porque não merecem a perda de tempo da leitura das suas inanidades.

Bem-aventurados os tolos.